Total:

Riqueza, civilização e prosperidade nacional

sábado, 27 de dezembro de 2025

O Regresso de Brutus

O Noroeste da Península Ibérica deixou-nos um caso claro de coincidência entre nome e método. O general que abriu a frente invasora romana chamava-se Brutus e encontrou comunidades que não se deixavam absorver; aqui, a romanização tardou um século e meio até se estabelecer mediante a fundação de Bracara Augusta, pelo tempo de Jesus Cristo.

Esta experiência deixou traços persistentes. A relação com o poder distante tornou-se cautelosa; as comunidades do Noroeste aprenderam a diferença entre tutela e dominação. Esse critério pragmático, sedimentado ao longo dos séculos, manteve-se como referência prática, até hoje. Onde, apesar da plena integração com Lisboa e Bruxelas, no Portugal europeu contemporâneo, permanece a identidade regional.

O fim da paz dos oitenta anos (1945–2025), a também chamada pax americana, obriga-nos a olhar o exemplo dos nossos antepassados: quando as grandes potências entram em fase de realinhamento, nações mais pequenas em tamanho mas de profundas raízes, como este Portugal adormecido, têm de repensar as suas alianças e eventual neutralidade, sem cedências automáticas. Ao fim e ao cabo, volvidos milénios, Brutus ainda são brutos.

Luis Miguel Novais

Acerca de mim