Total:

Riqueza, civilização e prosperidade nacional

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Muito Bom

A The Economist procurou a “economia do ano”. Para isso, “compilou dados sobre cinco indicadores — inflação, ‘amplitude da inflação’, PIB, emprego e desempenho do mercado bolsista — para 36 países, na maioria ricos” e “classificou-os de acordo com o desempenho em cada medida, criando uma pontuação global de sucesso económico em 2025”. O resultado: “Desta vez, Portugal lidera a lista.”

Segundo a revista, Portugal “em 2025 combinou um forte crescimento do PIB, baixa inflação e um mercado bolsista dinâmico”. E, quanto ao que “os eleitores valorizam profundamente” — “crescimento e emprego” — “Portugal destaca-se”. “O turismo floresceu, enquanto muitos estrangeiros ricos estão a mudar-se para o país para tirar partido das baixas taxas fiscais.” O “crescimento do PIB está bem acima da média europeia.” Também os investidores nacionais beneficiaram: “o mercado bolsista subiu mais de 20% em 2025.” E fica a nota final: “segundo os nossos cálculos, o mercado bolsista do país que nomeamos como ‘economia do ano’ aumenta, em média, 20% no ano seguinte. Não damos conselhos de investimento, mas…”

Muitos parabéns ao Governo de Portugal, liderado por Luís Montenegro. Há uns bons quarenta anos que leio, todas as semanas, a The Economist. Nunca este Portugal adormecido tinha recebido uma distinção tão forte.

Luis Miguel Novais

Acerca de mim