Total:

Riqueza, civilização e prosperidade nacional

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Dois vizinhos maus

Eduarda Pires: Luis Miguel Novais acredita que vai haver um entendimento, ou alguém vai ficar a perder neste braço de ferro entre Atenas e Bruxelas?

Luis Miguel Novais: Eu penso que isto é, mais ou menos, como vivermos num condomínio com dois vizinhos maus; um que diz "eu não pago o condomínio", e o outro que diz "eu não quero luz nas escadas, nem preciso de elevador, porque entro em casa de helicóptero". Eu acho inevitável uma cimeira europeia. E nem compreendo como veio o senhor primeiro-ministro dizer que não queria participar numa cimeira europeia para resolver esta situação. É inevitável, excepto se calhar para os vizinhos maus, sentarmo-nos à mesa, os dezanove países da zona euro, e debatermos e verificarmos se está correcta esta austeridade e se estamos a pagar a mais, ou a menos. Nós devemos defender a posição de Portugal nessa conferência europeia, uma posição moderada: por um lado, não dizemos que não pagamos, mas, por outro lado, devemos afirmar que estamos a sofrer com a austeridade, a transferir o dinheiro de que precisamos para as nossas prestações sociais, como a saúde e a educação, para juros.

Luis Miguel Novais

(Excerto de intervenção no espaço televisivo de opinião no Jornal Diário do canal de televisão Porto Canal, dia 31 de Janeiro de 2015)

Acerca de mim