Total:

Riqueza, civilização e prosperidade nacional

terça-feira, 25 de março de 2014

Open markets v. Rule of Law

Amanhã realizar-se-à uma importante cimeira entre os Estados Unidos da América e o seu incipiente equivalente, a União Europeia.

A agenda mediática estará centrada no comércio, na economia, no Transatlantic Trade and Investment Partnership, desejável tratado bilateral (por assim dizer, entre dois blocos em que, ironicamente, um representa Estados federados, os Estados Unidos, e o outro representa Estados Unidos em desequilíbrio de soberanias, a União Europeia), que poderá vir a fomentar a riqueza em ambos os lados do Atlântico, como todos desejamos.

Mas o mais importante que nos une, aos Estados Unidos da América e à União Europeia, não são os Open Markets, que já se viu que dão no que deram quando deixados no seu estado selvagem (alguns chamam-lhe liberalismo, como se libertinagem se confundisse com liberdade); o mais importante que nos une são os Open Markets submetidos à Rule of Law. Assim se alcança justiça, em vez de deixar ganhar o mais forte só porque é maior ou mais agressivo. Sem igualdade de oportunidades poderemos obter mais riqueza, mas não deixaremos de ser selvagens.

Luis Miguel Novais