Total:

Riqueza, civilização e prosperidade nacional

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Licença de parto

Do leite para chineses, ao vinho da dieta mediterrânica, ao canto alentejano, etc., a Sra. ministra da agricultura, do mar, do ambiente e do ordenamento do território (uf!), também conhecida por MAMAO, e a sua criança em gestação, têm-se desdobrado, é certo.

Mas tanta actividade em part-time da Sra. MAMAO deixa-me inquieto sobre um assunto sobre o qual, por mais de uma vez, fui consultado no Psd e relativamente ao qual assumi funções públicas: o mar. Todo esse mar "portuguez", tanto mar e nós aqui, e a Sra. Ministra em part-time. Neste Portugal adormecido passou completamente despercebido o relatório da Comissão Europeia sobre o plano de acção para a "Economia Azul", a economia do mar Atlântico. Apresentado em dia de Nossa Senhora de Fátima, 13 de Maio de 2013, esta ignorância é o euromilhões deitado fora com a água de lavar o bébé: no relatório a Comissão Europeia atravessa-se com o objectivo de criar 7 milhões de empregos azuis até 2020.

Quantos países são os visados? Cinco (Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Irlanda). Quantos empregos potenciais podemos, então, reivindicar? Um milhão e quatrocentos mil. De quanto precisamos? O nosso actual (brutal) desemprego não chega ao milhão de pessoas.

Luis Miguel Novais

Acerca de mim