Riqueza, civilização e prosperidade nacional

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

No meio de nós

Por coincidência (ou não) passa agora na RTP uma série que adapta o livro de Eça de Queiroz O Crime do Padre Amaro. Um livro de 1875, uma série de 2023 (realizada por Leonel Vieira), para nos recordar que sexo e padres não é nada de novo.

O relatório agora divulgado da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa, nomeada pela própria (em louvável iniciativa de transparência e exemplar mea culpa), indicia mais de 100 padres no activo abusadores de menores. Ao contrário do Padre Amaro, e seu amor conjugal, trata-se de traidores da confiança que neles depositámos, abusadores da custódia de menores. Como o próprio relatório indicia, doentes e/ou criminosos. 

Juntam-se, designadamente, aos 127 juízes e aos 591 polícias que minam, hoje, as respetivas instituições que integram. E têm, por isso, que ser expulsos, mediante devido processo justo, com garantias de defesa, em que assim se venha a concluir ser devido, sabendo-se que cada caso é um caso.

Nós, católicos, repetimos na missa que Deus está no meio de nós. Que é Omnisciente. Desconhecendo nós os Seus desígnios. Sabendo, porém, que no magnífico Livro de Job da Bíblia nos vem indicado o caminho (via crucis) da integridade de carácter e da justiça. Do mesmo resultando, também, que Ele próprio convive com Satã (Job 1:6-12). Por coincidência (ou não).

Luis Miguel Novais