Riqueza, civilização e prosperidade nacional

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Ternura

Ternura, hoje, parece uma palavra tão obsoleta quanto clausura. 

E, no entanto, é esta a mensagem de Natal e Ano Novo que me enviaram umas caras monjas dominicanas de voluntária clausura neste nosso tempo: "um olhar de ternura no Natal", reza o seu postal digital, acompanhado de uma bela ilustração artística contemporânea de São José observando, com ternura, Santa Maria e o Menino Jesus sob as estrelas.

Um bem investigado documentário passou este mesmo Natal no canal televisivo DW News, sob o título "The true story of Santa Claus" (de Axel Clevenot e Julien Boustani, 27 de dezembro de 2021). Duvido que as monjas de clausura tenham visto esta interessante narrativa sobre a recente ascensão por via publicitária e televisiva do Pai Natal (que na minha infância era pouco mais do que aquele quase desconhecido que descia pela chaminé na televisão, já que eram os Reis Magos quem realmente tratavam das prendas nos sapatinhos), mas quero aqui partilhar com todos que este documentário da Deutsche Welle coloca muito bem a recente oposição/apropriação histórica entre Menino Jesus e Pai Natal. Na qual, naturalmente, eu escolho o Menino Natal!

Encontrei esta comunidade de monjas aquando da minha investigação para esse meu outro livro que ainda não viu a luz, mas já se encontra registado no IGAC com o título Princesa Rei. Temo-nos correspondido desde então. Este ano 2021-2022 tocou-me lotaria: "com todo o carinho a essa querida família, esperando que esteja bem, Feliz Natal e Ano cheio de Deus!".

Que maravilha: um ano cheio de Deus...

Para si também!

Luis Miguel Novais