Riqueza, civilização e prosperidade nacional

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Espírito Santa

Hoje é dia de Missa também para aqueles católicos livres no exemplo de Jesus Cristo que, como eu, não sentem obrigação de frequentar um templo com periodicidade pré-estabelecida por um sistema de justiça retributiva baseado em pecados, penas e expiações, supostamente nas mãos de alguns Doutores terrenos. Neste dia, celebramos o eterno espírito no feminino.

Hoje, dia da Imaculada Concepção, é feriado internacional. No sentido de que não é um dia de feriado nacional de algum país. Parece-me adequado listar, por ordem alfabética, as 23 jurisdições em que este feriado se celebra (fonte: officeholidays.com): Andorra, Argentina, Áustria, Chile, Colômbia, Espanha, Filipinas, Guiné Equatorial, Itália, Liechenstein, Macau, Malta, Mónaco, Nicarágua, Paraguai, Perú, Portugal, San Marino, Seychelles, Suíça, Timor Leste, Vaticano, Venezuela. 

Dificilmente se lhe pode chamar, por isso, um feriado católico. Tradição que se encontra arreigada, e até vem prosaicamente explicada no citado sítio de que me socorro nesta minha vida profissional terrena de carácter internacional (que hoje de manhã, por exemplo, já me levou a tratar de assuntos profissionais em países maioritariamente católicos como a Bélgica e o Luxemburgo, onde não é feriado, como também não o é na Alemanha e na França, para não ir mais longe): "Este dia tem sido celebrado desde o oitavo século, mas a idéia de que a palavra Imaculada significa que Maria nasceu sem pecado original dividiu os teólogos ao longo dos séculos. Foi apenas em 1854 que o Papa Pio IX estabeleceu este dogma da Igreja Católica Romana".

Como saberá, de resto, a Imaculada Concepção não é a de Jesus Cristo. Com efeito, Santa Maria procriou de São José (injustamente chamado pai putativo, e apenas aparentemente modesto carpinteiro, que descende do Rei David, o que torna Jesus Cristo putativo Rei dos Judeus) pelo Advento (25 março), o que leva aos nove meses até 25 de dezembro. A Imaculada Concepção é a da própria Maria, mãe de Jesus - anunciada pelo Arcanjo Gabriel. Espírito Santa, portanto.

Luis Miguel Novais