Riqueza, civilização e prosperidade nacional

domingo, 31 de julho de 2016

O meu colega Schäuble

Wolfgang Schäuble é jurista, somos colegas de profissão. Profissão de fé, como se costuma dizer. Mas a nossa fé não é a mesma. A minha vai para o Direito. A dele vai para a Alemanha.

Desde que assumiu o ministério das Finanças Públicas da Alemanha, em 2009, Schäuble fez muito mal a Portugal. O mal que veio agora reconhecido em mea culpa (mais vale tarde do que nunca) do Fundo Monetário Internacional e que eu, entre muitos, não me cansei de denunciar, inclusive aqui no Portugal Adormecido. Agora Schäuble também se reconheceu culpado: mandou dizer à Comissão Europeia que não tinha que ser mais papista do que o próprio papa das finanças alemãs e bem podia deixar de punir Portugal pelos males do mundo.

Ganhou muitos novos adeptos em Portugal, mas eu continuo a pensar que o meu colega Schäuble havia de ter mais fé no Direito. Juntos construiríamos a União Europeia.

Luis Miguel Novais