Total:

Riqueza, civilização e prosperidade nacional

sábado, 3 de janeiro de 2026

Asfalteiros

Entre 2011 e 2012, este Portugal adormecido praticamente inteiro perguntava-se o que eram os Asfalteiros: uns navios que estavam a ser construídos nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, por encomenda da Venezuela, e que abriam telejornais todos os dias. Tocou-me, então, gerir a crise dos Asfalteiros, por via do meu cargo de administrador executivo da Empordef, a holding pública titular de cem por cento desses estaleiros.

A Venezuela é um enorme país da América do Sul (do tamanho de Moçambique, cerca de um milhão de km²), que detém as maiores reservas provadas de petróleo do mundo — um pouco mais do que a Arábia Saudita, que detém as segundas maiores. Muitos portugueses conhecem-na bem, antes do colapso económico que a levou de um país rico a um país pobre, e a uma emigração forçada massiva, de milhões de pessoas.

A intervenção de hoje dos Estados Unidos da América na Venezuela, inserida nesta sua nova política de defesa por ataque, deixando no limbo a ordem mundial do pós-guerra de 1945, elimina uma ditadura (o que é evidentemente bom), mas cheira a Asfalteiros.

Luis Miguel Novais

Acerca de mim