Riqueza, civilização e prosperidade nacional

quinta-feira, 14 de março de 2019

O Véu do Progresso

Uma das minhas imagens favoritas de partilhar para ilustrar o progresso da humanidade é a de David Landes a propósito do homem mais rico do mundo no século 19, que não sobreviveu a uma operação cirúrgica. Nem todo o seu dinheiro, na altura, o salvou de uma operação cirúrgica com uma faca não esterilizada... que o levou a passar a ser o mais rico do cemitério.

Sou testemunha de que os progressos na cirurgia operam milagres em relação aos nossos corpos. Só é pena que não concentremos os nossos recursos económicos em tornar esses pequenos milagres acessíveis a toda a humanidade, em vez de investirmos na guerra - a falta de analogia é apenas aparente, conhecido como é que as indústrias da medicina e da defesa são de ponta na investigação, desenvolvimento e remuneração do capital investido.

Outra boa imagem económica de David Landes, importante por estarmos agora a caminhar no túnel da numerologia humana, é a de fazer ressaltar um grande problema dos lugares onde as mulheres são menorizadas: estatísticamente estas são, pelo menos, metade dos seres humanos, pelo que as nações onde não lhes é permitido realizarem-se plenamente, por desigualdade de género, poderiam ser o dobro de ricas... se utilizassem este capital humano. Talvez isso sirva de motivação para nações, como o Irão, que continuam a prender mulheres pelos véus.

Luis Miguel Novais