Riqueza, civilização e prosperidade nacional

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

A Felicidade

Bem sei que alguns dos que me leêm se surpreendem pelo pouco que publico em livro. Não sabem quantos livros tenho vindo a coleccionar na minha cabeça, alguns espalhados por gavetas de papel, outros por pen drives, outros simplesmente pendentes em árvores que vivem nos meus neurónios. Alguns destes meus livros (e os mais que ainda nem escrevi mentalmente), ainda sairão à luz. Estou certo.

Regressado de uma semana de viagem em trabalho por Ávila, Madrid e Toro (três localidades magníficas de Espanha, espalhadas por campos imensos a que já chamei amarelados mares ondulantes de trigo, e agora mesmo observei verdes, rasos, deslumbrantes assim mesmo, entrecortados por entre as neves), numa tranquila viagem de mais de mil quilómetros em automóvel, tive oportunidade de conhecer locais enriquecedores, enquanto convivia com pessoas pelo bem. O que sempre conforta. Muito. Talvez por isso, ocorreu-me que a felicidade está no caminho. Que não devemos confundir felicidade com alegria. Que o caminho da felicidade também comporta as tristezas, compensadas pelas alegrias.

A felicidade está no caminho.

Luis Miguel Novais