Total:

Riqueza, civilização e prosperidade nacional

domingo, 28 de abril de 2013

C'est l'Afrique


Existem várias versões para esta verdadeira fábula da natureza, mas a minha favorita foi a que me contou o meu amigo espanhol  Luis Delgado de Molina, presidente honorário da UIA - União Internacional dos Advogados, por ocasião do congresso de Nova Delhi da UIA, em 1999. Estávamos na Índia, em Uttar Pradesh, no forte vermelho de Agra, observando ao longe o Taj Mahal e, pelo meio do nosso campo de observação, o rio Ganges. Passáramos a porta dos dois elefantes gigantes de pedra e contou-me o Luís:

Um dia um elefante preparava-se para atravessar um rio. Aproximou-se dele um escorpião . "Elefante, leva-me nas tuas costas para o outro lado do rio", disse o escorpião ao elefante. O elefante sorriu e respondeu: "Escorpião, tu pensas que eu nasci ontem? Se eu te deixo subir às minhas costas, tu acabas por me espetar o teu ferrão e matas-me". "Não percebes mesmo nada elefante", replicou de imediato o escorpião, "se eu te espetar o ferrão nas costas enquanto estivermos no meio do rio, morremos os dois, já que eu não sei nadar, não achas?". A razoabilidade da explicação do escorpião convenceu o elefante, que lá o deixou subir para as suas costas e logo iniciaram a travessia do rio. A meio do rio, o escorpião espeta o ferrão nas costas do elefante. O elefante surpreendido e já moribundo, a afundar-se no rio, com o escorpião a afundar-se com ele também, ainda diz "escorpião, que coisa mais inacreditável e impossível! Depois de me teres convencido de que não me picarias no meio da travessia do rio, acabamos por morrer os dois. Como é possível?". O escorpião responde prontamente, sem sombra de arrependimento, apenas um lampejo de loucura no olhar: "C'est l'Afrique".

Neste Portugal adormecido a ruptura da coligação parlamentar de incidência governamental entre o Psd e o Cds, que poderá levar a uma nova coligação parlamentar de incidência governamental entre Cds, Ps e Cdu, ou novas eleições, é inacreditável e impossível? C'est l'Afrique.

Luis Miguel Novais

Acerca de mim