Riqueza, civilização e prosperidade nacional

terça-feira, 15 de agosto de 2023

Ferragosto in America

Já nem nos lembramos, mas foi apenas há precisamente dois anos atrás que teve início o fim da Pax Americana. Hoje, pode muito bem ter começado o desmembramento por implosão dos próprios Estados Unidos da América (divididos entre Estados azuis e Estados vermelhos). Devido a novo erro do presidente Biden. Desta feita, por inabilidade sobre o modo de tratar o ex-presidente Trump - a outra cabeça das duas metades em que este país irmão se dividiu, parece que irremediavelmente.

For the record, deixo aqui as minhas declarações no passado dia 4 de abril de 2023, convidado em direto no canal nacional de televisão RTP3, a partir do meu Porto de abrigo neste Portugal adormecido, enquanto se desenrolavam perante o globo as imagens do primeiro ex-presidente dos Estados Unidos da América a ser presente a um tribunal:

Jornalista Cristiana Freitas: "Junta-se a esta conversa o advogado Luís Miguel Novais, chegou a representar em Portugal duas empresas de Donald Trump, antes de Donald Trump ser eleito presidente dos Estados Unidos. Muito boa tarde, obrigada por estar connosco. Contra Donald Trump pesam muitas acções e investigações judiciais. Este caso é consistente e suficientemente forte para colocar o ex-presidente dos Estados Unidos no banco dos réus?"

Luis Miguel Novais: Muito boa tarde. Deixe-me, antes de mais nada dizer que não represento o Donald Trump neste caso e, portanto, aquilo que eu vou dizer não é juridicamente vinculativo, nem para ele, nem para ninguém. Mas, obviamente, tenho muito gosto em comentar, até porque, claramente, é uma situação anómala: pela primeira vez na História dos Estados Unidos sucede um ex-presidente comparecer em tribunal... Ao contrário do que fez Gerald Ford, que perdoou a Richard Nixon, Joe Biden decidiu não perdoar.

Fim de citação. Em bom latim, a partir daqui é scatenato un putiferio.

Luis Miguel Novais