Riqueza, civilização e prosperidade nacional

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Cidades inteligentes

O atual Presidente da República deste nosso Portugal adormecido decidiu vetar os diplomas do chamado "Programa Mais Habitação" do Governo e maioria socialista na Assembleia da República, segundo nota hoje publicada na página oficial - que denota um certo cansaço: "Sei, e todos sabemos, que a maioria absoluta parlamentar pode repetir, em escassas semanas, a aprovação acabada de vetar. Mas, como se compreenderá, não é isso que pode ou deve impedir a expressão de uma funda convicção e de um sereno juízo analítico negativos" !?... 

Concordo com o veto ao "arrendamento forçado" (embora subsista consolidada na nossa sociedade a possibilidade de expropriação por interesse público, mediante justa indemnização), e com o veto ao cancelamento de novas licenças de Alojamento Local (então não é o turismo o nosso petróleo? Estamos a proteger os incumbentes? Claro que deve ser regulado, mas não cancelado). No mais, não encontro contributos positivos por parte do Senhor Presidente da República - nem me agrada a sua manifestação de impotência.

Para fixar e atrair jovens poderíamos, por exemplo, seguir o exemplo da Índia, com a sua Smart Cities Mission. Na verdade, a reabilitação urbana, a criação de novos espaços inteligentes nas cidades, a solução do problema da habitação, pode vir de cima.

Luis Miguel Novais