Riqueza, civilização e prosperidade nacional

segunda-feira, 24 de julho de 2023

O diabo veste Zara

O Reino de Espanha, vizinho e primo com irmão deste Portugal adormecido, foi ontem a eleições democráticas. Com uma assinalável reduzida taxa de abstenção, apesar do infernal calor de Verão ainda mais quente do que o habitual. Já não cabendo dizer que não lembraria sequer ao mafarrico marcar eleições para julho.

Ganhou o Partido Popular, mas o Partido Socialista apressou-se, também, a celebrar. Parece que teremos de felicitar ambos. Coisa de mau tom democrático (afinal, a democracia é a regra do governo da maioria dos eleitores, não era?), seguindo o mau exemplo da "Geringonça" inaugurada pelo Partido Socialista Português. Com uma grande diferença, porém: é que em Espanha há uma segunda câmara parlamentar, um Senado. E neste obteve maioria absoluta o Partido Popular. O que impede a continuação do governo socialista e associados.

Felicitando o povo espanhol por ter contribuído para o reforço democrático, mesmo sob Sol abrasador, aparentando que vai ter de voltar a votar para sair de um impasse, resta parafrasear o título da conhecida comédia dramática.

Luis Miguel Novais