Riqueza, civilização e prosperidade nacional

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Bafo de Fé

"Eu não fui bafejado pela sorte da Fé. Não sou crente", afirmou, hoje, o Primeiro-ministro deste Portugal adormecido, António Costa, em declarações ao Jornal da Tarde da RTP, por ocasião da sua visita ao local onde começará amanhã a Jornada Mundial da Juventude. Pelo que, passou a enumerar as comezinhas vantagens materiais "turísticas" do "evento" para Portugal - como que tapando o olho ao extraordinário movimento mundial de Peregrinos Católicos, unidos na diversidade, que já se nota pelas ruas de Portugal inteiro.

Tenho a impressão que a Fé não vem em bafo. Pelo menos eu nunca senti nenhum. E tenho a sorte de já ter perdido e recuperado a Fé Católica, em que fui criado. Pelo que, sinto-me na obrigação de recomendar ao Senhor Primeiro-ministro leituras para o Verão:

- O Livro de Job, da Bíblia. Onde Deus, comandando o diabo, nos mostra o caminho.

- O Evangelho de Mateus, da Bíblia. Que serviu de inspiração até a Shakespeare e a Camilo.

- A Luz da Fé, recolha de comentários na impecável lógica de Tomás de Aquino sobre o Credo, o Pai-Nosso, a Ave-Maria e os Mandamentos, em tradução, introdução e notas de Duarte da Cunha e João César das Neves (Verbo, 2002).

A Esperança é a última a morrer. Ainda veremos Costa despido de materialismo. Vestido de Peregrino.

Luis Miguel Novais