Riqueza, civilização e prosperidade nacional

domingo, 25 de junho de 2023

Prudentes como as serpentes

Um dia recheado pelos lados da Rússia. De muita contra-informação. Propaganda militar que esvoaça nestes tempos de breaking fake news.

Parecia ser, de manhã, um daqueles dias em que poderíamos estar perante um evento colapsante, do género Queda do Muro de Berlim, ou Queda das Torres Gémeas. 

Ao final da tarde, já não se parecia com nada disso: tanques e camiões militares de forças contrárias ao poder a viajarem 800 quilómetros de auto-estrada, entre Rostov e 200 quilómetros apenas de Moscovo, sem oposição eficaz!? Não pode ser, pois não!?

Agora, de noite, antes de me deitar, eis o que (afinal) parece: Putin encontrou um modo de transportar a unidade Wagner (uma espécie de Legião Estrangeira dos nossos tempos) do sul da Ucrânia para o norte da Ucrânia. À vista de toda a gente. Ou me engano muito, ou vai invadir Kiev a partir da Bielorrússia, com esta mesma unidade. 

Martirizados ucranianos! Daí a frase do título, que vem de Jesus, segundo São Mateus (10:16): "Eis que Eu vos envio como ovelhas para o meio dos lobos. Portando, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas".

Luis Miguel Novais