Riqueza, civilização e prosperidade nacional

terça-feira, 25 de abril de 2023

Mulheres de Abril

Está feito! Lá fora já soam foguetes. Completámos 49 anos, desde 25 de abril de 1974. Já vamos em um ano mais do que o Estado Novo. Ultrapassado est.

Nasci no lado errado da revolução. Sobre isso não fui responsável. Nunca fui de esquerda. Por isto sou responsável. Nestes 49 anos fui lutando pela liberdade num quadro de Estado de Direito Liberal Social, numa trajetória da direita de antigamente ao centro inteligente. O capitalismo não impede a pobreza. O socialismo não cria riqueza. As desigualdades persistem, em qualquer caso. Afinal não é a economia, estúpido! Agora já sabemos. Tanto socialismo não nos trouxe nada de especial. Vale-nos a democracia que se implantou mesmo: a dos cerca de cinco milhões de Portugueses que votam sempre, faça chuva, sol ou pandemia. Desde 25 de abril de 1976.

Nesta democracia cabemos homens e mulheres, iguais. O título, precisamente, tomei-o emprestado à série televisiva do Henrique Oliveira, comemorativa dos 40 anos do 25 de abril de 1974 (passa na RTP Play). Num país ainda tão absurdamente injusto que paga menos imposto quem lhe sai um prémio de jogo do que quem trabalha, como é este Portugal adormecido, vale-nos ao menos esta igualdade de género. Na série, a Mãe teve a mesma reacção da que então teve a minha: fechou os estores. Para não deixar entrar o medo, para nos protegermos do desconhecido da revolução. Devemos lutar por evitar nova revolução. Defendermos a Constituição de 1976, onde cabemos todos, diferentes entre iguais. Vivam a democracia, homens e mulheres de abril!

Luis Miguel Novais