Riqueza, civilização e prosperidade nacional

domingo, 22 de janeiro de 2023

Nascimento do PPD

O novo líder do partido político Iniciativa Liberal, Rui Rocha, fixa o seu objetivo eleitoral: 15% para "acabar com o bipartidarismo", leia-se do PS e PSD. Por este caminhar, é bem capaz de o poder atingir (já agora, ficava-lhe bem cumprir a promessa eleitoral de pugnar pelo fim do privilégio da execução prévia do Estado, verdadeiro resquício medieval anti-liberal).

Veio-me à memória um livro do atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a quem tomo parcialmente emprestado o título. O livro é de 2000, foi publicado em dois grossos volumes pela Bertrand, com o seguinte título completo: A Revolução e o Nascimento do PPD.  Não, não é gralha, na altura (1974-1975), o então neófito e agora fraquinho PSD chamava-se PPD.

Cito do livro (pgs. 14 e 15 do primeiro volume), capítulo sob título As três raízes do PPD:

"Nascido a 6 de maio de 1974, o PPD não surgira do nada, não era produto de mero improviso de ocasião.

Três linhas, ou percursos, vinham confluir nele. Linhas que eram raízes de pensamento e acção, mas também eram percursos pessoais.

Primeira - uma linhagem católica-social, nascida entre 1955 e 1965, como reacção contra o Corporativismo de Estado, e encorpada no final dos anos 60 e no início dos anos 70. Movimentos católicos, grupos de cristãos, associações, cooperativas, jornais, revistas - lembre-se O Tempo e o Modo -, até cineclubes exprimiram essa linhagem.

Segunda - uma linhagem social-liberal e, aqui e ali, também social-democrática, defensora da democratização do Estado Novo, com intervenção destacada na pessoa de muitos dos deputados da chamada "ala liberal" durante boa parte dos anos do Marcelismo (1969 a 1973).

Terceira - uma linhagem tecnocrático-social, sobretudo preocupada com os imperativos de desenvolvimento e justiça, e privilegiando as mudanças económicas, sociais e culturais como modo determinante de promover e alargar a Democracia".

Ad memoriam.