Riqueza, civilização e prosperidade nacional

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Duplo sentido

O meu algoritmo da Apple Music está bastante bem educado: conhece-me há mais de dez anos (de mesmo antes de existir a própria Apple Music em streaming, já que eu de há muitos anos fazia as minhas compras musicais na Apple Store). Funciona como antigamente funcionavam os empregados humanos das nossas lojas de discos favoritas: faz-me sugestões musicais novas, essenciais à alimentação do meu cérebro, que precisa de música para sobreviver. 

Deu-me o algoritmo agora a conhecer (apesar de tudo só agora, hum...) o episódio 20 do podcast/programa de rádio de Nile Rodgers intitulado Deep Hidden Meaning. Entretanto, já bingei quase todos os episódios. Wow! Sem eu o saber (até agora), Nile Rodgers tem estado comigo ao longo destes últimos 50 anos (wow!), em músicas essenciais.

Claro que quando aprendi a cantar e arranhar guitarras, na nossa juventude, os seus riffs dos Chic estiveram muito presentes. Mas como interrompi prematuramente a minha curta mas promissora carreira musical (não é ironia; ver, por exemplo, aqui uma foto minha, com 22 anos, no jornal Expresso), que ele felizmente prosseguiu, não sabia que ele tinha produzido, composto e tocado em tantas das músicas que acompanharam o crescimento do meu cérebro.

O duplo sentido à portuguesa (pressuposto de poesia, ou não se chamasse a minha banda de juventude Prece Oposto, ou não fosse o poeta português contemporâneo mais popular o grande mestre do duplo sentido Quim Barreiros), também está presente no deep hidden meaning do grande Nile Rodgers.

Vale a pena ouvir os programas todos. Essencial para quem gosta e para quem pensa que não gosta de música contemporânea. Let's dance!

Luis Miguel Novais