Riqueza, civilização e prosperidade nacional

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Um dia lucrativo

No estado atual da economia financeira mundial, nada como uma especulação histérica para fazer um dia lucrativo (não é o meu caso, sou mero observador, não participante, estou à vontade para falar). Vejamos o dia de hoje:

Manhã cedo na Europa (independentemente do fuso horário): o Deutsche Bank vai implodir, não vai aguentar com a multa bilionária dos EUA, é o novo Lehman Brothers, as acções descem abaixo dos 10 euros por acção, mínimo histórico de há 30 anos, mãos à cabeça, botão de pânico, vendam!

Manhã cedo nos EUA (independentemente do fuso horário): o Deutsche Bank afinal é bem capaz de não implodir, não pode ser o novo Lehman Brothers (porque a multa não vai ser tão grande quanto se especulava, palavra de Goldman Sachs, e tem o Banco Central Europeu e a Alemanha a apoiar), acções a 9,90 euros, mínimos históricos de 30 anos, comprem!

Final da tarde na Europa (independentemente do fuso horário): hum!... acções compradas a 9,90 euros por acção, já estão nos 11,71 euros por acção, vender, claro!

Mais um dia lucrativo (se bem que injusto, porque meramente especulativo e sem transparência).

Luis Miguel Novais