Riqueza, civilização e prosperidade nacional

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Os três bicos do chapéu Europa

Nesta mesma semana, três eventos mostram que, como na canção infantil, o chapéu da União Europeia tem, hoje, três bicos:

O presidente do Conselho (Tusk) enviou uma carta aos líderes nacionais instando-os a manifestarem o desejo dos seus países em permanecerem na União, que celebrará 60 anos de Tratado de Roma para o ano.

O presidente da Comissão (Juncker) proferiu um discurso no Parlamento Europeu em que afirmou, preto no branco, que nunca tinha visto tanta desunião entre os líderes nacionais da União, hoje já não focada em alargamentos, mas em desmembramentos.

Os líderes nacionais de 27 Estados membros da União reúnem amanhã em cimeira informal em Bratislava (não vinculativa porque não reúne o 28º Estado membro, em estado de Brexit). Cimeira, por conseguinte, mais com o carácter de uma reunião de colegas, destinada a relações públicas, do que propriamente uma cimeira entre Estados destinada a formular ou reformular tratados.

Diz-se que a canção infantil nasceu dos chapéus dos militares que tinham três bicos para escoarem a água da chuva, deixando a cara limpa e os olhos bem abertos nas marchas.

Estes três eventos da União, não escoam. Mostram, apenas, três caminhos alternativos ao desmembramento da União Europeia:

Mais poder ao Conselho;

Mais poder à Comissão;

Ou mais federalismo.

Luis Miguel Novais