Riqueza, civilização e prosperidade nacional

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

A administração pública e nós

Enquanto o circo mediático se entretém (e autojustifica), e nos distrai com banalidades, tenho tido necessidade de consultar o arquivo nacional da Torre do Tombo, para investigação para o meu próximo livro. E aqui declaro que tenho sido agradavelmente surpreendido com a eficácia do procedimento administrativo, assente em meios electrónicos. Ou seja, sem que eu sequer tenha necessidade de me deslocar do Porto a Lisboa, tenho tido acesso ao que necessito. Uma agradável surpresa, neste Portugal adormecido.

O que me leva a pensar que se eu tivesse poder público (coisa impossível, como está bom de imaginar) faria a única reforma da administração pública que interessa: uma que a colocasse ao serviço dos cidadãos portugueses (todos, onde quer que se encontrem, funcionários e sindicatos inclusive, mas não somente). E nem gastava dinheiro a desenvolver leis ou software: aproveitava o exemplo da vetusta Torre do Tombo.

Exemplo tão facilmente exportável para toda a administração pública, que…

Luis Miguel Novais