Total:

Riqueza, civilização e prosperidade nacional

terça-feira, 11 de novembro de 2025

Angola 50

Fez hoje 50 anos, foram proclamadas três independências em partes do território que é hoje Angola: a do MPLA, a da UNITA e a da FNLA. No dia anterior, este Portugal adormecido declarou que já não administrava esses territórios (que comportavam, já então, distintas populações, com diferentes línguas e culturas, e que até se pensou que iriam dar lugar a diferentes países). Toda uma novidade para alguém como eu, então com doze anos de idade, que cresceu com a educação da época, segundo a qual “Angola é nossa”. Era, una, enorme. Assim nos ensinavam. E nós declinávamos nas escolas os rios, linhas de comboio e demais geografia desse nosso mundo de mar em fora.

Passados todos estes anos, cumprido o D de descolonização da nossa parte, deparamo-nos hoje com um país unificado, enorme, de língua oficial portuguesa. Angola já não é nossa, mas nós continuamos irmãos.

Fez bem o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em assinalar a efeméride, na capital de Angola, Luanda - fundada por um Novais.

Luis Miguel Novais

Acerca de mim