Riqueza, civilização e prosperidade nacional

sábado, 9 de novembro de 2024

Brics v Trumps

A estrondosa vitória de Donald Trump nas eleições de 5 de novembro de 2024 para presidente dos Estados Unidos da América levanta justificados receios de inusitada hipotética ascensão de Fascismo na América. Esperemos que não. Que tal não venha a suceder. Que a Democracia (assim em maiúsculas à semideus grego) venha a prevalecer.

Em qualquer caso, esta nossa nave especial, que se dedica ano após ano a dar uma volta ao Sol, mudou com este estrondo. Não mudou de rota. Mas mudou de organizações tribais (por assim dizer; também não seria desajustado ficcionar tipo Guerra dos Tronos que um bloco é Westeros e outro é Essos). Há agora dois blocos, bem claros à face da Terra: de um lado os BRICS (iniciais de Brasil, Rússia, Índia, e South África; organização cada vez mais formal que, com as admissões de novos membros, já inclui também Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irão); do outro, os TRUMPS.

A denominação TRUMPS não é ainda oficial, mas não tardará a substituir as atuais do tipo G7, OCDE ou NATO, onde este Portugal adormecido se encontra incluído.

Luis Miguel Novais