Riqueza, civilização e prosperidade nacional

sexta-feira, 12 de maio de 2023

The Diplomat

O estilo Netflix tem destas coisas: parece banal, repetitivo, foleiro... mas, de repente, aparece a novidade de uma série política capaz de cruzar o humor sagaz de The House of Cards ou Designated Survivor, com a grandiosidade de The Crown. Falo da recentemente estreada versão americana de The Diplomat, de Debora Cahn, passa na Netflix. Bingei os primeiros oito episódios. Não tem spoiler, pode continuar a ler.

Apetece-me comentar alguns aspectos inteligentes de política contemporânea contidos na série, que cobre já a guerra na Ucrânia. Sobretudo porque, ontem, vi também o show do ex-presidente Donald Trump na CNN, alive and kicking (os amantes da liberdade de expressão própria até já criticam este canal por lhe ter dado tanto e bom tempo de antena... que ele aproveitou para arrasar com maestria - não a si próprio, ao seu oponente nas últimas e próximas eleições presidenciais). Sem a cortesia, mas com a inteligência, do par de diplomatas (marido e mulher, ele também ex) que protagonizam esta primeira temporada.

Aí vêm na série, retratadas com brilhante humor negro, as debilidades dos atuais presidente e vice-presidente dos Estados Unidos da América. Notadas e trabalhadas pelo deep state. O ex (deixo no ar qual, verdadeiro ou ficcionado), pode ser gabarola e mulherengo, mas sabe o que diz e faz.

Luis Miguel Novais