Riqueza, civilização e prosperidade nacional

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

A History of Water

Mão amiga fez-me chegar, neste dia especial, o recém-lançado livro A History of Water, de Edward Wilson-Lee. O autor tem a dupla felicidade de escrever em língua inglesa, e de ser publicado pela HarperCollins, pelo que certamente será traduzido em breve para língua portuguesa (afirmo-o sem ressentimento, eu escolhi ser um escritor da língua portuguesa, poderia muito bem ter seguido o caminho de outros que escolheram publicar em línguas de maior difusão, mas não seria quem sou).

O picante do livro é, muito para além do inócuo e porventura enganador título, acolher as histórias de dois grandes da língua portuguesa: Damião de Góis e Luis de Camões. Não vou traduzir a punchline da capa (nem ainda li o livro, que acabo de receber, pelo que não vou ser spoiler, trata-se de um mero unboxing, tão em voga): "being an account of a murder, an epic ... and two visions of Global History".

Damião de Góis foi brilhantemente narrado em A Sala das Perguntas, do mesmo autor de A Casa do Pó, Fernando Campos - tanto que, apesar de contemporâneo de D. Miguel da Silva, não senti necessidade de o incluir na minha narrativa de A Janela do Cardeal. Luis de Camões, posterior, é quem é. Eu diria que cabem os três na categoria dos desportuguesados, sobre a qual escrevi ontem (Aqui), a propósito de Fernão de Magalhães. Parece uma saborosa salada russa com mayonnaise. Vou ler o livro, em língua inglesa, e depois falamos, em língua portuguesa.

Luis Miguel Novais