Riqueza, civilização e prosperidade nacional

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Serve the people

We the people… é o modo como começa a constituição dos Estados Unidos da América. To serve the people é o modo como começa hoje, e bem, Donald Trump o seu mandato presidencial.

Não estou certo de que hoje, neste dia novo na História do Mundo, por efeito de uma eleição que interessa a todos, sem excepção, seja o povo, seja a humanidade, quem perde com a eleição. O novo presidente dos Estados Unidos da América é um falido, que nunca tinha sido eleito, nem fez serviço militar (não estou a denegri-lo, estou a enunciar factos; de resto, já fui advogado de uma das suas empresas e não tenho razões de queixa, pelo contrário). É surpreendente, para todos, que tenha sido Donald Trump o escolhido pela maioria do povo dos Estados Unidos da América. Mas não é extremamente surpreendente, considerando o que representava a oposição. E considerando que estamos todos, em todas as partes do mundo, fartos de ver políticos (imprensa incluída) a servirem-se a si próprios em circuito fechado, em vez de servirem o povo.

A arrasadora vitória de Donald Trump tem uma mensagem: políticos, o povo está farto de ser abusado. Estamos perante uma nova revolução francesa de 1789. Desta vez sem sangue, numa celebração de democracia.

Luis Miguel Novais