Riqueza, civilização e prosperidade nacional

domingo, 3 de julho de 2016

O coche do presidente

Não é por acaso que neste Portugal adormecido estão expostos num museu os coches dos antigos reis e, noutro museu, os automóveis dos antigos presidentes da república. São símbolos de poder.

O atual Presidente da República decidiu trocar o seu automóvel de função. Seguindo uma tradição, o anterior Presidente da República tinha enviado o seu automóvel de função para o museu e encomendado um novo para o seu sucessor. Claro que é uma tradição muito discutível, nesta última parte que funciona como um presente (envenenado), cerceando a escolha do símbolo de poder sobre rodas, num país que, sem marca própria de automóveis, dá tanta importância aos mesmos, quanta dá a jogadores de futebol e cozinheiros.

Nem todas as praxes são recomendáveis. E esta, do embaraço da escolha, não o era certamente. Não compreendo é porque não venderam ou mandaram para o museu o dito automóvel preterido. Alguém esqueceu o simbolismo, ou quis mesmo descompor? Não há necessidade. Ele é do povo. Rifado ou mandado para o museu, já!

Luis Miguel Novais