Riqueza, civilização e prosperidade nacional

sábado, 16 de janeiro de 2016

A semana de Passos

Ninguém acredita em sondagens. Pero que las hay, hay. E as que há, dão a possibilidade de Marcelo Rebelo de Sousa ganhar as eleições presidenciais de domingo a oito à primeira volta, o que seria um alívio e marcaria um virar de página positivo neste Portugal adormecido.

Considerando, com o devido respeito, os restantes nove candidatos, o verdadeiro inimigo dessa vitória à primeira volta de Marcelo Rebelo de Sousa é já só a abstenção do eleitorado. Especialmente o de centro-direita, paradoxalmente. Por falta de informação do partido que nos representa, o PSD sem PP, que se tem remetido para uma estratégia imprudente de ausência de apoio nas ruas por parte de militantes, com a assinalável excepção positiva do PSD Madeira.

A semana que vem é, por isso, de Pedro Passos Coelho: se não for visível nas ruas (ou seja, nas televisões) a onda crescente de apoios a Marcelo Rebelo de Sousa, impulsionada pela máquina do PSD, a abstenção do eleitorado de centro-direita poderá levar Marcelo Rebelo de Sousa a uma segunda volta. O que ficará para a História como sendo culpa, por falta de comparência, de Pedro Passos Coelho.

Luis Miguel Novais