Riqueza, civilização e prosperidade nacional

domingo, 9 de dezembro de 2018

Democracia na Europa

Pela primeira vez neste Portugal Adormecido, não tenho a certeza de não estar a repetir um título. Perdoar-me-à se assim for (afinal, é já o 485 texto/post, e não fui verificar). O tema é sempre de repetir, porém, quando se trata de celebrar e apelar à democracia. E a da Europa está em convulsão.

A História já nos ensinou as vantagens do sistema de partições políticas nacionais europeu: é essencialmente por causa disso que não somos todos mongóis, nem falamos todos russo, por exemplo. Mas nesta fase de pleno desenvolvimento do sistema democrático, vamos ter de afinar as desvantagens das idiossincracias nacionais da Europa. Ultimamente, em França, a democracia fez-se na rua; em Inglaterra na televisão; na Alemanha num congresso partidário, e por aí fora, incluindo as invisíveis correntes maçónicas e quejandas, por exemplo, em Portugal.

Aqueles que somos pela democracia temos de lutar por fazer salvaguardar a pluralidade submetida a voto individual secreto, e à consequente regra da maioria limitada no tempo. Não à força da rua, nem da propaganda, nem das obediências. Estas são tristes degenerescências da Democracia na Europa.

Luis Miguel Novais